segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um pouco sobre o hip hop

Adicionar legenda

Rap (em inglês, também conhecido como emceeing) é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop.

Pode ser interpretado a capella bem como com um som musical de fundo, chamado beatbox. Os cantores de rap são conhecidos como rappersou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias
                                               
                     

                                

                                                 Rap na Música


Rap, na música, é extremamente fidedigna à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e freqüentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento. Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música---o outro sendo o canto gregoriano, em que a música era uma monodia, homofônica, marcada pelo ritmo, e a melodia religiosamente não podia nunca sobressair o texto litúrgico. O rap não usa melodias e motivos decorativos e harmônicos com arranjos elaborados dos insrumentos, mas vale-se somente em quão rápido o cantor narra a sua "fala" com muito pouca musicalidade adicionada a sua poesia. A música rap também tem uma similaridade distinta com a música celta em que forma-se uma brincadeira na qual os cantores tentam duelar suas frases com rimas, rapidamente improvisadas e humorísticas; alternadamente, um desafiando o outro nas rápidas frases inteligentes; quem ganha---deixando o outro esgotado sem idéias---não paga pelas bebidas. Esta influência indireta e não intencional veio da música de raiz, de folclore, importada pelos imigrantes escoceses e irlandeses que migraram para o sul dos EUA, das fazendas de plantação, como a música afro-americana, que pelo povo do sul, com a música de improvisação, no Jazz de raiz, surge nos duelos de banjo (country) depois, e desses "duelos" aparece também, bem mais tarde, o rap.



História                                                                                                       


O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por expatriados jamaicanos e outros. Estes introduziam as grandes festas populares em grandes galpões,com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando, encorajando mais e mais com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap .                                                                                


          Conheca um pouco do  grupo de hip hop Filhos do leão



      Formado pelos Mc's Grillão, MCL e Sula que também é backing vocal, o Filhos do Leão ( até então grupo N.O.I.S.) iniciou suas atividades no ano de 2007, no bairro de Guaianases, zona leste de São Paulo com o propósito de ganhar almas para Senhor Jesus Cristo. Abordando em suas mensagens os problemas que afligem os jovens nos dias de hoje e focando a conscientização e mostrando a saída para tais problemas para aqueles que ainda não conhecem a Cristo, usando uma linguagem totalmente diferenciada do seguimento "gospel" atual.


     
 O grupo que Já dividiu o palco com grandes nomes do cenário Rap Nacional como: DJ Alpiste, Apocalipse 16, Racionais Mc's, RZO, Sombra ex-SNJ, Boca do Lixo, Parábola, DMN, Facção Central, Templo Soul, Tina, DBS e a Quadrilha, De Menos Crime, Criolo Doido, De La Alma, Mello D, Trilha Sonora do Gueto e entre outros, lança seu primeiro trabalho pela "O Toque Produções".
O GRUPO FILHOS DO LEAO finalizou o seu álbum de estréia, intitulado "O Poderoso Chefão" que vem recheado de músicas com conteúdo de conscientização sobre o amor de Jesus Cristo mostrando o cuidado e o amor pelas vidas. Também neste ano o MC Grillão foi convidado pelo rapper Sandrão do grupo RZO para integrar o Wu Tang Clan Brasil.